Gilberto Gerlach, que através do Cine Clube Nossa Senhora do Desterro contribuiu na formação de cabeças e mentes dos fazedores do cinema local, e Péricles Prade, autor do conto que originou este filme, prontos para entrar em cena como figurantes, embora sejam as estrelas principais, responsáveis pela existência dessa película.
quinta-feira, 11 de junho de 2009
domingo, 17 de maio de 2009
Rodado em tempo de chuva
Rodado em novembro de 2008 em uma cidade cenográfica construída em Ratones, no Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, "Astheros" é o segundo filme do cineasta Ronaldo dos Anjos que volta a enfocar o tema da condição humana.
"As interrogações do homem são, serão e sempre foram basicamente as mesmas: quem sou, de onde vim, para onde vou? O filme se mantém fiel ao conto que originou o roteiro na medida que mostra até onde o homem é capaz de ir para satisfazer seus questionamentos e a sua travessia repleta de elementos fantásticos, charlatões e mercadores de alma que se aproveitam da condição humana do indivíduo charfundado na fé e na crença, geralmente em busca de uma outra alma salvadora. ", diz o diretor.
A trilogia foi iniciada com o curta "O Santo Mágico", baseado no conto homônimo de Harry Laus. "Astheros" também tem origem na literatura. O roteiro é baseado essencialmente no conto “O Monge Astheros”, de Péricles Prade, e contém diálogos do livro inédito “As Horas”, de Onor Filomeno.
Com 18 minutos de duração, o filme narra a vida de um monge errante, que é o administrador e a estrela principal de um circo. Filmado durante oito dias em um sítio em Ratones, a equipe enfrentou um período de chuvas. As cenas externas só eram gravadas quando a chuvarada dava uma trégua. Na opinião de Ronaldo, o tempo nublado proporcionou uma filmagem com uma luz intimista, que favoreceu o clima dramático de "Astheros".
Na foto, Celso Frateschi, ator que interpreta o protagonista do filme, e Sebastião Braga, da equipe de produção.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Ney Piacentini
Montagem de Astheros está no 4º corte
Ronaldo dos Anjos, roteirista, diretor e montador de Astheros, está finalizando a pré-edição do curta-metragem. A montagem está no 4º corte e Ronaldo calcula que a duração final de Astheros será de 18 minutos. Falta ainda a trilha sonora e a edição de som. A cena de abertura do filme, uma tomada aérea da Ilha de Araçatuba, localizada ao sul da Ilha de Santa Catarina, ainda será realizada. Depois desta etapa, será feita a montagem final de imagens e de som em laboratório. Somente depois desta fase é que será feito o transfer para obter uma cópia em 35mm de Astheros. Uma sessão de pré-estréia está prevista para o segundo semestre deste ano. Na foto, Celso Frateschi no papel de Astheros.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)